LA BOGLIONA

DO: Barbera d’Asti Superiore Grand Cru.
Composição: 100% Barbera d’Asti.
Teor alcoólico: 14%.
Colheita: manual seletiva, dos vinhedos “Bogliona”, propriedade da vinícola. Fronteira com as cidades do Castelo Rocchero (AT), Montabone (AT) e Acqui Terme (AL). 60% Solo arenoso. Corte de videira Guyot, crescendo a 400 metros acima do nível do mar. Os vinhedos tem mais de 35 anos.
Rendimentos obtidos: 6.500 kg/ha.
Vinificação: fermentação em tanques de madeira.
Envelhecimento: 100% do vinho descansa de 2 a 3 anos em barricas de carvalho Frances alliers> refinamento em garrafa de 2 a 3 anos antes de sair à venda.
Guarda estimada: 20 anos, apreciável a partir do 5º ano (se armazenado nas condições ideais).
Notas de degustação: de cor vermelho rubi brilhante com tons alaranjados. Tem aroma muito característico e intenso de frutas e minerais, com notas de violetas, ameixas e frutas vermelhas, com uma fragrância persistente de flor de lis e leves toques de alcaçuz. Os tons minerais intensos revelam grafite e a ardósia, e depois, especiarias aparecem. Na boca, é seco, fresco, austero, aveludado (a partir do 4º ano), com corpo harmonioso, muito elegante, mas potente, encorpado e com notas minerais. A grande expressão da Barbera. Acompanha massas recheadas típicas, vitela assada, polenta com guisado de javali, e porco assado.
Temperatura de consumo: 16ºC.



Voltar